terça-feira, 10 de julho de 2012

ÚLTIMO DIA DE FILMAGEM

No sábado, dia 30 de Junho encerraram-se as gravações do filme "O Anjo". Foram três meses de trabalho intenso, ocupando todas as horas livres de nossa equipe de produção. Madrugadas e finais de semana passaram voando, preenchidos pelo trabalho edificante de construção de uma obra cinematográfica espírita que irá mexer com os corações das pessoas que estão sofrendo com a perda de um ente querido.
Madrugada angelical.
Cris, Dodô, Marcelo Niess e Fabrício Cantoni
Para não deixar a família de lado, o que é inevitável acontecer, alguns de nós engajaram toda a família nesse empreendimento, distribuindo as mais diversas funções no filme, como figuração, auxiliar de contra-regra e assistente para assuntos aleatórios, ou simplesmente levando-os juntos para curtir essa experiência marcante de produção de um filme.

Último set de filmagem no Sítio da Córtula
Nicole, Marcelo Niess, Juçara, Fernanda e Ivone
Da gravação da primeira cena até o último "corta" foram 16 dias de filmagem, enfrentando todos tipos de problemas, desde uma lâmpada queimada até as baixas temperaturas de um inverno rigoroso, típico de Santa Catarina. Mesmo assim, ninguém faltou a uma gravação sequer. Todos vestiram a camisa do "Anjo" e deram o melhor de si para levar essa mensagem de conforto e esperança aos corações sofridos.
A Diretora de Elenco Juçara passando o texto com o ator-mirim Léo Vinicius
Cada um que está participando dessa produção está deixando um pedaço de si, uma contribuição importantíssima para completar esta obra espiritual, no formato de um filme.
Mais de cem pessoas colaboraram com a produção do "O Anjo"
Como em todas as gravações e reuniões, no último dia da fase de produção nós também fizemos sentida prece, pedindo o amparo, a proteção e a orientação de nossos mentores espirituais. Esses nossos amigos do plano espiritual tiveram muito trabalho conosco, mas tudo deu certo no final.
Prece de início dos trabalhos. Momento de agradecimento.
Matheus, Léo, Nicole, Sandra, Rose, Dodô e Cris
No meio da noite fria de Blumenau, para se aquecer só mesmo saboreando um caldo verde preparado pela Sandra Flor num fogão à lenha do sítio que serviu de set de filmagens.
Sandra Flor no fogão à lenha do sítio
Essa deliciosa receita é de nossa produtora Ivone, que também preparou uma sopa de Capelletti para os vegetarianos. Sandra Flor cuidou de todos nós como uma mãe cuida de seus filhos queridos. Tinha sempre um lanchinho, um cafezinho, um chá, um caldo quente, um pinhão ou uma guloseima para nós, mantendo-nos sempre bem alimentados, para enfrentarmos as jornadas extensas noite a fora.
Caldo Verde para nos aquecer na noite fria de Blumenau, junto ao fogão à lenha.
Marcelo Niess
A última cena gravada foi a mais importante do filme. É aquela que os roteiristas chamam de "solução do conflito". Exigiu de nossos atores preparo físico e muita dedicação, pois o trabalho iniciou as 20h e se estendeu madrugada a dentro, até as 05:15h da manhã.
Tullio e Cris ficaram de pé durante as 8 horas de gravação da cena
Nossa confraternização de encerramento da etapa de produção contou com um motivo extra para comemorar: o aniversário da Rose Kafka, nossa Make Up. Ela foi responsável pelo cabelo e maquiagem de nossos atores durante toda a produção do filme. Parabéns pra você...
Rose Kafka (Make Up), a aniversariante do dia
Quase todo o elenco e a equipe de produção estavam presentes na nossa confraternização. A energia emanada por esse grupo é muito forte. Quem entra não quer mais sair de jeito nenhum.
Confraternização da equipe de produção
Marcaram presença no set de filmagens e na confraternização, claro, o nosso grande incentivador, Sílvio Schmidt, Presidente da 4ª URE da FEC, e o Emerson Borgo, Diretor do Departamento de Arte Espírita da 4ªURE.
Sílvio Schmidt, Marcelo Niess e Emerson Borgo
Depois de todo esse tempo envolvidos com "O Anjo", chegamos a uma conclusão: "Nós não estamos fazendo um filme. Estamos fazendo um remédio para curar almas". Talvez seja por esse motivo que nos dedicamos ao máximo na produção. Ninguém manifestou qualquer tipo de vaidade ou orgulho por estar produzindo um longa-metragem, mas a satisfação de estar fazendo um trabalho de amor ao próximo estava estampada no rosto de cada um de nós.
Parte da Equipe de Produção.
Rose, Juçara, Lígia, Tullio, Ivone, Sandra, Tati, Dilva, Meireles e Luiz
Nossos recursos técnicos sempre foram limitados. Além de não termos verba alguma para custear nossa produção, as filmagens foram realizadas com apenas uma câmera fotográfica, um tripé de luz e um microfone. Com toda essa limitação, quem iria se preocupar com a qualidade? NÓS NOS PREOCUPAMOS! Usamos todo o conhecimento técnico da equipe para extrair a melhor imagem da câmera, posicionar a luz no lugar perfeito e tirar o máximo proveito do microfone. "Não é por que estamos fazendo um filme sem recursos que vamos fazer feio". Quem tiver a oportunidade de assistir ao nosso filme, com toda a certeza irá se surpreender.
Uma câmera fotográfica, uma luz e um microfone. Nosso equipamento de filmagem
Cris (Anita), Marcelo Niess (Diretor), Guilherme Nau (técnico de áudio)
Com os recursos provenientes do CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL ESPÍRITA e algumas contribuições anônimas, o Setor de Cinema adquiriu uma Ilha de Edição em Full HD para editar o filme "O Anjo" e os inúmeros trabalhos que estão por vir.
Ilha de Edição do Setor de Cinema
Fabrício Cantoni e Meireles
Para fazer a sonoplastia e compor as trilhas sonoras exclusivas do filme "O Anjo", o Diretor Musical Meireles convidou o amigo Fabrício Cantoni. Ele é espírita também, está de férias na faculdade em São Paulo, e passará um mês inteiro dedicando-se a dar alma às nossas cenas.
O Diretor Musical Meireles com o Produtor Musical Fabrício Cantoni
Com todo esse talento a nossa disposição, nosso humilde trabalho ficará com jeitinho profissional. O áudio é a prioridade do momento, nessa etapa de pós-produção. Das 42 cenas do filme, 13 já estão editadas e sonorizadas. Em breve teremos nosso trailer pronto para aguçar ainda mais a curiosidade das pessoas. Em agosto entraremos na fase de finalização, criando os efeitos especiais e fazendo o tratamento de imagens. Nas próximas postagens você poderá conferir depoimentos de alguns integrantes da equipe de produção para saber como foi essa aventura de participar da produção do primeiro longa-metragem espírita do sul do país.

Abraços fraternos,

Marcelo Niess
marceloniess@hotmail.com